PÁGINA INICIAL RÁDIO VIP VIP TV ARTIGOS CANAIS YOUTUBE CASOS E ACASOS

Páginas

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Alexandrienses participam de livro em homenagem aos 180 anos do Atheneu Norte-Riograndenseobra



Fundado em 3 de fevereiro de 1834, pelo então presidente da província, Basílio Quaresma Torreão, o Atheneu Norte-Riograndense, sediado em Natal, comemora 180 anos na próxima segunda feira. Trata-se da segunda mais antiga e tradicional instituição escolar brasileira, antecedida, apenas, pelo Ginásio Pernambucano, de 1825.

Na ocasião, será lançado o livro “Construtores da Ágora Soberana Potiguar: múltiplas memórias”, organizado por Eva Cristini Arruda Câmara Barros e Diógenes da Cunha Lima.

A obra reúne textos de vários autores sobre pessoas que, como professores e dirigentes, construíram a história do Atheneu, tais como Luís da Câmara Cascudo, Pedro Velho, Augusto Severo, Juvenal Lamartine, Edgar Barbosa e José Augusto Bezerra de Medeiros.

O advogado e pesquisador George Veras é um dos co-autores, escrevendo sobre o também alexandriense Horácio Barreto de Paiva Cavalcanti, nascido em 16 de setembro de 1871 e falecido no dia 18 de julho de 1967. Horácio Barreto que, como desembargador, exerceu a presidência do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, ocupou a vice-direção do Atheneu, entre 1896 e 1897.

O rol de co-autores é integrado, dentre outros, por Válério Mesquita, Jurandyr Navarro, Vicente Serejo, Manoel Onofre Júnior, Nei Leandro de Castro, Franklin Jorge, Nelson Patriota e Iberê Ferreira de Souza, como pelos organizadores da obra.
 
O  lançamento do livro ocorrerá no dia 03 de fevereiro, pela manhã, às 8 horas, na sede do Atheneu, no bairro de Petrópolis, em Natal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário