PÁGINA INICIAL RÁDIO VIP VIP TV ARTIGOS CANAIS YOUTUBE CASOS E ACASOS

Páginas

Um Natal repleto de amor e um ano novo de muita paz e realizações

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Não se iludam. Não tem adutora para Alexandria

Explico:

Muito tem se discutido ultimamente sobre a falta de água que já começa a preocupar o município. Assunto esse discutido na Câmara de Vereadores e entre a população. O bombeamento já foi interrompido do açude Bananeiras. O SAAE está aproveitando um pouco de água que resta do açude Pulgas e um poço por trás do Arca Clube. Mas, segundo o engenheiro da Autarquia, Emanoel Pires, não suporta um mês. Se não chover logo, como fica a situação?

Essa é a pergunta do momento. A resposta para muitos é a intervenção política para ser ligada a adutora do Alto Oeste. Mas, que adutora? Os canos estão enterrados, porém, não existe água. Engana-se que a adutora que chega a cidade e cobre mais 36 municípios nessa área de Pau dos Ferros pra cá, vem da Barragem de Apodi.

Em 27 de novembro de 2009 aconteceu em Alexandria, na Praça da Folia, o Encontro das Águas. Justamente para expor a população sobre a Adutora do Alto Oeste (foto). Eu perguntei ao então Secretário de Recursos Hídricos do Estado, se houvesse dois anos de seca a Barragem de Pau dos Ferros (de onde parte a adutora) suportaria abastecer 36 municípios da região, além de Pau dos Ferros. Resposta: “Fizemos estudos que comprovam que a barragem suporta abastecer até com três anos de seca. Caso isso ocorra, o que acho pouco provável, já teremos a transposição do Rio São Francisco.” Vejam bem o projeto eleitoreiro para reeleição de Wilma de Faria.

Mas, vocês podem questionar: A adutora de Apodi para Pau dos Ferros já foi concluída. Verdade. Porém é um PALIATIVO. Essa adutora de engate (o nome já diz) não abastece nem a metade da cidade, pois não suporta a demanda. Isso me foi dito por um funcionário da Caern de Pau dos Ferros.


Portanto senhores, não se iludam. Para essa adutora jorrar água para os 36 municípios aqui mencionados, ainda vai levar muito tempo. Anos até. Pois teria que ser construída outra adutora com vazão suficiente. Nós resta então, a perfuração de poços ou, para os mais devotos, ralar os joelhos e pedir a Deus um bom inverno para o ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário