PÁGINA INICIAL RÁDIO VIP VIP TV ARTIGOS PLANTÃO MÉDICO CASOS E ACASOS

Páginas

domingo, 22 de fevereiro de 2015

Aplicativo do Ministério da Justiça ajuda a recuperar carros roubados

Um aplicativo do Ministério da Justiça para celular está ajudando a recuperar milhares de carros roubados no Brasil. Mais de três milhões e meio de pessoas já tem na palma da mão a ferramenta que descobre um carro irregular de maneira fácil, segura e rápida. As informações são do banco de dados do Denatran.

O aplicativo caiu no gosto do público. Já foi baixado mais de 3,6 milhões de vezes em tablets e celulares. O sucesso tem a ver com a curiosidade das pessoas.

“Eu acho que o cidadão adora por hábito baixar todos os aplicativos que ele por ventura acha que um dia possa precisar uma hora”, fala a secretária de Nacional de Segurança, Regina Miki.

O aplicativo do Ministério da Justiça permite três tipos de buscas: sobre pessoas desaparecidas, pessoas com ordens de prisão expedidas e sobre a situação de veículos. A última é, disparada, a mais procurada e a que tem tido mais resultados.
Desde que o serviço foi lançado, há pouco mais de um ano, 100 mil carros roubados ou furtados já foram localizados.

Basta digitar a placa para que a informação surja na tela. O que parece simples, envolve um amplo sistema de integração entre os bancos de dados das secretarias estaduais de Segurança Pública e do Governo Federal – 9,5 milhões de  veículos com restrições estão registrados.
“É importante que as pessoas tenham em mente que isso é um serviço gratuito, que já está à disposição”, fala Regina Miki.


Se o cidadão descobrir um carro roubado ou uma pessoa que tenha um mandado de prisão contra ela, não deve tentar nenhum tipo de aproximação ou abordagem por conta própria. É necessário informar imediatamente a polícia pelo telefone 190.

Nenhum comentário: