PÁGINA INICIAL RÁDIO VIP VIP TV ARTIGOS PLANTÃO MÉDICO CASOS E ACASOS

Páginas

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Alexandria/RN: mela-mela mantém tradição

Jeane Ferreira: esse é o nome daquela que "salvou" o festejo carnavalesco do mela-mela em Alexandria/RN. Após a prefeitura anunciar que não haviam meios de patrocinar o tradicional e divertido mela-mela, Jeane foi a alternativa para que o que é indispensável nas tardes
de carnaval, não ficasse sem acontecer. O mela-mela é muito mais do que reunião de foliões alexandrienses. É a mais pura tradução do carnaval da terra da Barriguda. E foi por ter esta certeza, que Jeane Ferreira, sem pensar duas vezes, resolveu patrocinar a folia e proporcionar aos alexandrienses, a alegria deste momento que é tão esperado por todos. Brincadeira típica da festa de Momo, que torna o período vespertino carnavalesco, mais animado. É a melhor simbologia da cara do povo.

Povo este, que é a cada dia, mais grato aos gestos que Jeane Ferreira tem dispensado. As atitudes que têm deixado marcas na memória dos quase conterrâneos desta mulher que veio do estado vizinho-irmão, Pernambuco. Jeane, que nasceu em Cabrobó e hoje é alexandriense por adoção. Não se trata de deixar registrado nossa gratidão a Jeane Ferreira, por ter "bancado" trio elétrico; banda e não ter permitido que a tradição fosse rompida. É uma questão de justiça, em lembrar de agradecer, a quem, quando procuramos, nunca deixou de atender-nos.

E essa determinação, tornou-se no maior mela-mela de todos os tempos. Uma confraternização entre os foliões que querem a paz e a harmonia, na brincadeira de "sujar" uns aos outros, mantendo o respeito e a tolerância. Crianças; idosos; homens e mulheres de todas as idades, numa comunhão singular, buscando em comum a alegria. Jeane Ferreira fez brotar a mesma alegria, quando os bloco Fuxico e O Kta Puta, além do amigo Cesário Oliveira, organizaram anos atrás o nosso histórico mela-mela.

Poucos têm a boa vontade e enxergar que o povo; a massa; os mais carentes, necessitam esbaldar-se em festejos populares. Além de ser a manutenção de nossa cultura. O mela-mela alexandriense, é para nós, o que os caretas são para Triunfo, para citar uma cidade do seu estado natal. Ou mesmo, faço um paralelo da importância do nosso mela-mela, com o que significa Gild
enor Pires, com o seu "Frevo da Cebola", que é um ícone da folia de Momo em sua Cabrobó. 

Muito obrigada, Jeane Ferreira. Alexandria lhe agradece o apoio e o desprendimento em acolher-nos, sempre. E conte com esse povo, que paulatinamente aprende a amar-te. 

Inara Abrantes.
(Nosso Paraná)

Nenhum comentário: