PÁGINA INICIAL RÁDIO VIP VIP TV ARTIGOS CANAIS YOUTUBE CASOS E ACASOS

Páginas

Um Natal repleto de amor e um ano novo de muita paz e realizações

segunda-feira, 11 de abril de 2016

Sesap aponta surto da Doença de Chagas em Alexandria quatro cidades do Alto Oeste



Relatório divulgado hoje, 11, pela Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), aponta que quatro municípios do Alto Oeste do Rio Grande do Norte, apresentaram um surto de doença de chagas em 2015. Alexandria, Tenente Ananias, Marcelino Vieira, e Pilões, tiveram 14 casos confirmados pela Sesap.

De acordo com o relatório, nos 14 casos confirmados, foi relatada a ingestão de caldo de cana. Ao todo, foram investigados 21 casos suspeitos da doença, destes, 14 foram confirmados, sendo 11 por critério laboratorial e três por exame clínico epidemiológico. Sete casos  ainda aguardam resultado do laboratório.

Ainda de acordo com a Sesap, os casos confirmados foram detectados em outubro de 2015, com maior concentração entre os dias 14 e 18, sendo oito casos notificados em Marcelino Vieira, cidade com maior incidência da doença de chagas aguda, a chamada DCA.

O período do aumento de casos da doença em cidades do Alto Oeste coincide com o período da moagem da cana-de-açúcar, conforme estudos realizados pelo Núcleo de Entomologia da Sesap.

Cuidados
A Sesap alerta para alguns cuidados básicos que a população deve ter no tocante a prevenir contra a doença de chagas: ao encontrar o inseto transmissor, o “barbeiro”, é recomendado que ele seja colocado num recipiente fechado, com furos, para que o inseto possa respirar. Em seguida, o recipiente deve ser levado a um posto de saúde, que deverá encaminhá-lo para exames em laboratórios credenciados pela Sesap.

Após a confirmação  da contaminação pelo Trypanosoma cruzi no “barbeiro” deverá ser feita a sorologia nos moradores do local onde o vetor foi encontrado.
(O Mossoroense)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário